-
Postado em 03 de Dezembro de 2019 às 17h49

Agropecuária é o setor com maior alta do PIB no terceiro trimestre do ano

Mercado (153)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (3) os resultados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao terceiro trimestre deste ano, mostrando um crescimento de 0,6% no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em relação ao trimestre anterior. A agropecuária foi o setor que apresentou a maior alta, registrando crescimento de 1,3%.

No mesmo período, a indústria cresceu 0,8% e o setor de serviços, 0,4%. A taxa acumulada nos últimos quatro trimestres resulta num crescimento do PIB de 1,0% e da agropecuária, de 2%. A Indústria não cresceu e os serviços cresceram 1,2%.

O PIB alcançou R$ 1,842 trilhão no terceiro trimestre. Desse valor, a agropecuária participa com 4,3%, a indústria com 19,1% e o setor de serviços com 62,5%.

Produtos

Ao longo deste ano, a agropecuária acumula crescimento de 1,4%. Esta taxa é mais elevada do que as acumuladas nos trimestres anteriores. Pode-se atribuir esse crescimento ao comportamento positivo de diversos produtos. O IBGE destaca especialmente o algodão, com crescimento da produção de 39,7% apurado em outubro; o milho (23,2%) e a laranja (6,3%). Pode-se também destacar a contribuição da banana, batata-inglesa, feijão e tomate.

Outros produtos apresentaram contribuições negativas, como o café, com redução na produção de 16,5%, e a cana de açúcar (-1,1%). As estimativas da pecuária especialmente bovinos, suínos e ovos apontaram desempenho positivo.

 

Texto: Assessoria de Imprensa Mapa

Foto: Unsplash

Veja também

Ao completar 160 anos, Mapa prevê crescimento de 27% na produção de grãos do país na próxima década30/07/20 Em 28 de julho de 1860, o Imperador D. Pedro II assinou o decreto Nº 1.067, criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, hoje denominado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que completou nesta terça-feira (28), 160 anos. Ao longo do Império, a Secretaria procurou regular as questões relativas......
Na posse da FPA, ministra diz que trabalha afinada com Paulo Guedes21/02/19 Na posse do deputado Alceu Moreira como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), terça-feira (19), à noite, na presença do presidente Jair Bolsonaro e de seu vice, Milton Mourão, a ministra da Agricultura,......
Agropecuária cresce 2,4% em 202009/12/20PIB divulgado pelo IBGE mostrou bom desempenho da atividade de janeiro a setembro, apesar da pandemia e dos impactos do câmbio nos custos de produção Apesar dos efeitos adversos da pandemia e do impacto da desvalorização cambial nos custos de produção, o setor agropecuário mostra desempenho consistente em 2020, crescimento de 2,4% de janeiro a setembro deste ano frente ao......

Voltar para EDITORIAS