-
Postado em 06 de Julho às 20h45

Soluções naturais na dieta das aves contribuem para garantia da segurança alimentar

Avicultura (23)

Ocupando o posto de maior exportador de produtos de origem avícola, o Brasil possui um trabalho de segurança alimentar na avicultura que é referência mundial. Neste cenário, constantemente, toda a cadeia produtiva busca melhorias para se manter na vanguarda, sempre buscando o cumprimento das regras e normativas.

Entre as práticas está o uso de soluções naturais nas dietas, a fim de melhorar os índices zootécnicos e reduzir a contaminação por possíveis agentes patogênicos às aves e até ao ser humano, conforme apresentado no Alltech ONE Virtual Experience, simpósio virtual realizado para discutir o futuro da agroindústria.

De acordo com o médico veterinário Fabrício Imperatori, gerente de vendas para Avicultura da Alltech, para que as agroindústrias obtenham melhores índices zootécnicos em suas criações através de animais mais bem protegidos contra diferentes agentes patogênicos, é essencial que os animais recebam as melhores condições no seu ambiente de criação e na alimentação para que possam expressar todo o seu potencial genético.

"Caso isso não seja feito, as aves não irão expressar todo o seu potencial, tornando o desempenho aquém do esperado. As empresas que conseguem dar condições melhores para suas aves estão um, dois ou três passos à frente. Aqui orientamos o uso de aditivos naturais e matérias-primas de alta qualidade na alimentação, pois contribuem para reduzir a probabilidade de infecção ou, em caso de incidência, conseguir amenizar ou até mesmo eliminar rapidamente o problema", explica.

Segundo o médico veterinário, o uso dessas soluções naturais como probióticos, prebióticos com frações ativas e específicas com frações ativas e específicas, minerais orgânicos, entre outros, além de favorecer o desempenho e a saúde do animal, permitem que ovos comerciais e carne de frango possam ir de encontro a segurança alimentar que procuramos enquanto consumidores. A Alltech, por exemplo, conta com um programa de saúde intestinal, que oferece soluções naturais para granjas, permitindo que as agroindústrias reduzam ou até mesmo deixem de usar os antibióticos melhoradores de desempenho na produção avícola, atendendo as exigências dos principais mercados compradores.

Para isso, o especialista destaca também a utilização enzimas, corroborando com a saúde e melhora na absorção de nutrientes pelos animais, assim como de soluções que focam na melhoria do microbioma intestinal, buscando o seu equilíbrio. Imperatori ainda reforça que cada produtor deve avaliar o seu contexto de produção, pontos críticos da cadeia produtiva, observando onde há possibilidade de melhoria.

"No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, anualmente cerca de uma a cada 10 pessoas é acometida por uma doença transmitida por alimentos. Estas doenças geralmente estão relacionadas a infecções causadas por agentes bacterianos como Salmonella ou Campylobacter. Sendo assim, o cuidado com este processo de segurança alimentar deve continuar sendo prioridade. E nisso, recomendamos cada vez mais o uso de tecnologias naturais como as desenvolvidas pela Alltech, para auxiliar o animal a desenvolver o seu máximo potencial produtivo, trazendo o menor impacto para o meio ambiente e um alimento mais seguro e nutritivo", finaliza.

Sobre a Alltech

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês, Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece soluções inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas tecnologias melhoram a saúde e o desempenho de plantas e animais, proporcionando como resultado alimentos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

Somos uma companhia líder mundial na indústria da saúde animal; produzindo aditivos, ingredientes, suplementos e alimentos balanceados. Ao celebrar 40 anos em 2020, levamos adiante um legado de inovação e cultura únicos que enxerga os desafios por meio de uma ótica empreendedora.

Os mais de 5.000 talentosos membros de nossa equipe, a nível mundial, compartilham nossa visão de um "Planeta de Abundância ™". Acreditamos que o agronegócio tem o papel principal de moldar o futuro do nosso planeta. Isto será possível com o esforço de todos, em um trabalho conjunto, guiados pela ciência, pela tecnologia e por um desejo comum de fazer a diferença.

A Alltech é uma empresa de propriedade privada e familiar, o que nos permite adaptação rápida às necessidades de nossos clientes e foco em inovações avançadas. A empresa tem uma forte presença em todos os continentes, com sua matriz nos arredores de Lexington, Kentucky, Estados Unidos. Para mais informações visite www.alltech.com.br ou participe de nossas conversas em nossas mídias sociais.

 

Com informações Assessoria de Imprensa Alltech

Veja também

Biossegurança para uma produção com menos riscos23/11/18 Questões de segurança e sanidade dos animais ainda são os principais desafios nos aviários de aves de postura.   Produzir ovos pode ser uma tarefa difícil, principalmente se o produtor não estiver atento há algumas questões fundamentais de sanidade e biosseguridade das aves. Esses dois itens são extremamente importantes, pois é a......
Avicultura e coccidiose: como manter a sanidade de seu plantel30/04/19 “Na avicultura, não existe produção de carne livre de protocolo contra a coccidiose. Esta doença isolada, sem dúvida, é a que causa maior impacto negativo atualmente”, diz Eduardo Muniz, gerente de......
Santa Catarina alcança US$ 2 bilhões com exportações de carnes em 202013/10Santa Catarina é o segundo maior produtor de carne de frango do País e, de janeiro a setembro de 2020, exportou mais de 734 mil toneladas do produto O agronegócio segue como o carro-chefe das exportações de Santa Catarina em 2020. De janeiro a setembro o estado faturou US$ 2 bilhões com os embarques de carne suína e de frango, o que representa mais de 1,12 milhão......

Voltar para EDITORIAS