-
Postado em 09 de Agosto às 17h07

NetWord Agro oferece serviço em gestão de riscos da lavoura

Empresas (32)

Quem trabalha com plantio de milho e soja, por exemplo, sabe que precisa estar atento a todo tipo de cenário que pode afetar negativamente a produtividade da lavoura. Pensando nisso, imagina como seria prático receber os principais dados sobre o seu plantio na palma da mão? Isso é o que a NetWord Agro oferece aos seus parceiros.

Especializada em tecnologia de monitoramento de solos e lavouras, o produto oferecido pela empresa funciona a partir do uso de sensor de solo desenvolvido por pesquisadores e do imageamento das lavouras com veículos aéreos não tripulados (VANTs).

"Nossa tecnologia é 100% proprietária e foi desenvolvida por especialistas. Ela não tem necessidade de atuação de monitores de campo (pragueiros) para que os mapas sejam validados e gerados. Atuamos com ciclo máximo de 24 horas entre o monitoramento e a entregas dos mapas de aplicação e nossos mapas de aplicação funcionam em todas as máquinas de pulverização e adubação do mercado que tenham equipamentos de aplicação em taxa variável", explica Marcos Ferronato, CEO da Netword.

Como funciona a tecnologia de monitoramento

A tecnologia desenvolvida pela empresa é composta de um módulo de modelagem matemática dos padrões dos agentes causadores de danos que identificamos (pragas, doenças e daninhas), e por outros módulo com um software de inteligência artificial que reconhece estes padrões e fera os mapas com uma assertividade superior a 95%. 

No escopo do solo, é realizado o monitoramento com sensor portátil de condutividade elétrica que permite entregar os mapas georreferenciados das necessidades nutricionais do solo para correção na linha ou a lanço, permitindo assim a aplicação dos fertilizantes nas quantidades necessárias e nos locais exatos sem a necessidade de análise tradicional de solos e em grides de tamanho variável de acordo com a concentração do nutriente.

Já no escopo da lavoura, realizamos o monitoramentoo monitoramento é realizado imagem com VANTs e imagens RGB que permite entregar os mapas georreferenciados das incidências de pragas, doenças e daninhas com a indicação do grau de severidade da infestação para aplicação com os equipamentos de pulverização, permitindo que os defensivos seja aplicados no momento certo (antes do dano econômico), na quantidade certa e no local exato das incidências.

"O manejo de solos com nossa tecnologia gera um aumento de produtividade de 5% a 15% e uma redução de custos entre 10% e 20%. O manejo de lavouras com nossa tecnologia gera uma redução de custos de manejo entre 20% e 40% e complementa o aumento de produtividade pois evitamos que os danos aconteçam", salienta Marcos.

Impacto econômico positivo

Através do uso dos mapas de monitoramento desenvolvimento pela NetWord Agro, o empresário rural consegue antever problemas e ter uma melhor gestão de riscos na sua lavoura.

Conforme explica Marcos Ferronato, estes impactos econômicos gerados permitem aos produtores reduzir seus custos de produção, resultando em um aumento significativo de sua produção. "Outro impacto bem positivo que geramos está atrelado ao fato de nossa tecnologia diminuir o impacto ambiental com a redução do uso de defensivos, água, diesel e hora máquina".

Veja também

Kemin anuncia João Gomes novo presidente na América do Sul05/02 O médico veterinário João Marcelo Gomes assume a presidência da Kemin na América do Sul. Com 25 anos de experiência no setor de saúde e nutrição animal, ele tem forte atuação nas áreas comercial e de gestão no Brasil e em outros países da América Latina. Responsável pela gestão da empresa, ele assume......
Estudo comprova que produtos da ICC Brazil são livres de EHP29/01 Os produtos ImmunoWall® e StarYeast® da ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura, foram testados seguindo os padrões......

Voltar para EDITORIAS