-
Postado em 29 de Outubro de 2020 às 21h27

Mosaic Fertilizantes orienta agricultor a identificar procedência de fertilizante

+ Agro (96)

Empresa pede que clientes não recebam a mercadoria em casos de suspeita e a notifiquem imediatamente

Com o surgimento de novos casos de adulteração de cargas de fertilizantes, principalmente no Mato Grosso, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, reforça a importância de o produtor rural identificar alterações e não utilizar produtos se tiver suspeita de que não sejam originais.

A companhia tem fortalecido as medidas de controle e segurança, incluindo ações junto às transportadoras, haja vista que as fraudes têm ocorrido depois que os produtos saem da fábrica, bem como apoiado as autoridades nas investigações em andamento.

Neste sentido, a Mosaic Fertilizantes elaborou as seguintes recomendações a serem seguidas pelos seus clientes no recebimento do produto:

NO CAMINHÃO

  • Recomenda-se avaliar se não há nenhum rompimento nos fechos ou remendo na lona.
  • No caso de veículos destinados às revendas e cooperativas, verificar com atenção os lacres do veículo, que devem ter a mesma numeração, que também é descrita no campo de observações das notas fiscais do produto. Caminhões e carretas simples contam com quatro lacres na lona, enquanto bitrens e rodotrens têm oito.

 

ANTES DE ABRIR O PRODUTO

  • Observar se as condições do lacre e se o logo da empresa está intacto;
  • Checar se todos os big bags estão em boas condições, com peso e volume uniformes, e devidamente lacrados.


AO ABRIR A EMBALAGEM

  • Verificar a característica física do produto: se o formato dos granulos estão fora do padrão e/ou irregulares ou se a coloração é diferente do padrão normalmente recebido.


TESTES PRÁTICOS

Existem dois testes práticos que podem ser feitos para verificar a qualidade do produto:

  • Teste de solubilidade na água, pois o KCI (Cloreto de Potássio) é 100% solúvel, enquanto os produtos fraudados não são.
  • Adição de suco de limão, que feita no produto fraudado provoca desprendimento de bolhas de gás, como em um efeito efervescente. Vale ressaltar que esta orientação não se aplica para MAP e MicroEssencials.


O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE ADULTERAÇÃO DO PRODUTO

  • Não receber o produto até a confirmação da sua regularidade
  • Compra CIF – contatar a equipe comercial que o atende ou central de atendimento 0800 118 649
  • Compra FOB – contatar a transportadora contratada pelo cliente para o transporte da mercadoria e equipe comercial conforme instruções acima
  • Compra por canais de venda (cooperativas e revendas) – contatar a equipe comercial do revendedor



A Mosaic Fertilizantes reforça que qualquer intercorrência será comunicada às autoridades responsáveis. Para mais informações ou dúvidas, acesse o site: www.mosaicco.com.br.



Sobre Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

 

Texto: CDN Comunicação

Imagem: Unsplash

Veja também

Produtores poderão adiar a entrega da comprovação de vacinação de febre aftosa26/03/20 Por causa da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está repassando às Superintendências Federais de Agricultura nos estados e a todos serviços ligados à vigilância agropecuária novas orientações em relação às etapas de......
Embrapa completa 47 anos e foca em integração com o setor produtivo27/04/20 A Embrapa completou 47 anos neste domingo (26) e amplia seu foco em projetos de pesquisa que buscam a parceria com o setor produtivo. O processo de reestruturação da Empresa, aliado à nova organização dos seus temas de......

Voltar para EDITORIAS