-
Postado em 22 de Junho às 13h20

Importância do tratamento correto da água na agroindústria

Artigos técnicos (28)

A utilização de água potável na indústria de alimentos é de grande importância, uma vez que o líquido tem relação direta com a garantia da qualidade sanitária do que é produzido. A diferença entre os cuidados da água voltada para consumo humano e para a utilização em agroindústrias se deve ao fato de que nem sempre uma água considerada própria para consumo humano e animal serve para outros fins.

Ideal para ser utilizada na agroindústria, é recomendado que a água apresente baixo grau de dureza, turbidez, cor, sais dissolvidos, sílica, ferro, manganês, entre outros elementos. Uma água considerada imprópria para consumo, poderá conter bactérias, parasitas, vírus, produtos químicos, metais pesados e outros contaminantes no alimento. Esses contaminantes acarretam problemas para saúde do consumidor, podendo ocasionar doenças que podem ser inclusive transmissíveis pela água.

Desinfecção da água

Tanto na indústria de aves, suínos, ou bovinos é necessário um volume grande de água para produzir a carne. Na indústria de aves, por exemplo, seja na fabricação de gelo, no chiller, chuveiro de carcaças, lavagem de caixas plásticas ou de utensílios ou mesmo na barreira sanitária, a água é necessária em todas as etapas de preparação.

O abastecimento da indústria pode ser feito através de poço artesiano, captação de um rio ou da rede pública. Caberá à indústria o estudo e análise da qualidade da água de armazenamento e distribuição. Uma inspeção se faz necessária pois é preciso compreender que a água pode ser diferente dependendo do local, origem, forma de tratamento, infraestrutura e manipulação. Esta análise é mensurada através de análises microbiológicas e químicas.

Algumas empresas utilizam o hipoclorito de sódio para desinfetar a água e eliminar micro-organismos. Porém, o hipoclorito é um produto fraco em estabilidade, ou seja, sofre perdas no teor ao longo do caminho percorrido. Este composto desinfetante reage degradando vários tipos de bactérias, mas por ser muito reativo acaba sofrendo reações com qualquer composto orgânico formando as cloraminas, que são tóxicas e as reações secundárias indesejáveis como trihalometanos, que também tem suas restrições para a saúde pública.

Tecnologias limpas como alternativas inovadoras

Diante do grande desafio enfrentado pela indústria de alimentos na potabilização da água de abastecimento nos processos de tratamento de água, a BTA vem trabalhando em seus produtos a utilização de nanotecnologia e tecnologias limpas, para este fim. HYDRO-POL® é uma ferramenta de auxílio para a indústria de alimentos que surge para suprir os principais desafios relacionados a uma boa potabilização. Desenvolvido ao longo de cinco anos de pesquisas, esta solução vem como alternativa para os produtos tradicionalmente clorados tais como sais de cloro, ácidos e os óxidos de cloro. Produzido através do uso de ultrassom, resulta na excitação do elétron de cloro tornando-o mais reativo. Nesta condição, eleva a energia de ativação do cloro do HYDRO-POL® possibilitando efetividade no controle de micro-organismos, mesmo em pequenas concentrações no tratamento de água.

Esta solução é um composto de cloro estabilizado e polarizado em dois processos físicos de ativação molecular. Isso proporciona uma melhor estabilidade do cloro por mais tempo, reduzindo as possíveis contaminações cruzadas do processo e garantindo melhor eficiência no controle de micro-organismos na água. HYDRO-POL® pode ser utilizado numa base contínua, sem a necessidade de alternar as concentrações ou um outro princípio ativo.

Principais vantagens do HYDRO-POL®:
1º) Permitir um processo de cloração de água, atendendo as legislações vigentes da indústria de alimentos. HYDRO-POL® possui excelentes resultados em cloração entre 0,5 a 2 ppm.

2º) Evita ou reduz os processos de contaminação cruzada por falta de cloração adequada na água do processamento industrial. HYDRO-POL® tem como objetivo manter os níveis de cloro estáveis evitando e reduzindo os níveis de contaminação cruzada no processamento de alimentos.

3º) HYDRO-POL® mantém o residual de cloro por mais tempo na água tratada. Mesmo em diferentes níveis de qualidade físico-química da água de abastecimento.

A captação de água de poços em profundidade é uma prática frequente na indústria de alimentos. Porém, esta água possui características indesejáveis como a dureza, alcalinidade, manganês, ferro, sódio ou até mesmo níveis de amônia elevado, que reduzem muito a estabilidade e residual do cloro. Para os parâmetros relativos à qualidade de água, a BTA conta com padrões estabelecidos de uso do HYDRO-POL® para controlar e minimizar os efeitos destes elementos na água, resultando em maior estabilidade e efetividade do cloro na água. Veja o teste abaixo realizado:

4º) Praticamente todos os derivados de cloro, tais como hipoclorito de sódio, dicloro, cloro orgânico, e outros, são muito agressivos (corrosivos) às instalações e utensílios da indústria de alimentos. O que não ocorre com HYDRO-POL®, uma vez que sua formulação foi pensada para que o cloro não sofra reação com os materiais tais como: aço inox, aço carbono (ferro), alumínio, plástico, borracha e outros.

5º) No sistema de cloração de águas há a preocupação com as reações secundárias não desejáveis.

HYDRO-POL® foi elaborado para evitar qualquer tipo de reação e formação de elementos, tais como os trihalometanos, as cloraminas, befinilas e principalmente as cloraminas e atendendo as legislações pertinentes a estes resíduos.

Trihalometanos – Portaria 2914/2011 (ANVISA)
Cloraminas – Portaria 2914/2011 (ANVISA)
Furanos – IN 09/2016 (MAPA)
Dioxinas – IN 09/2016 (MAPA)

Outros benefícios de HYDRO-POL®:

  • Eficaz em baixas dosagens (de 1 a 3 ppm);
  • Baixo tempo de ação de desinfecção;
  • Excelente para a remoção do biofilme;
  • Possui de 10 a 15 vezes mais capacidade de reação microbiocida;
  • Eficaz numa ampla faixa de pH sem perda de concentração de cloro;
  • Índices muito baixo de corrosividade;
  • Altamente solúvel em água;
  • Residual de cloro permanece por mais tempo em ação.

Segundo o diretor comercial da BTA Aditivos, Ernani Bello, o mercado vem percebendo este produto inovador que apresenta uma solução que nenhuma outra marca oferece. “A relação custo benefício do HYDRO-POL® é incomparável uma vez que ele é aplicado em baixa concentração, totalmente de acordo com a legislação vigente, e que apresenta uma velocidade de ação em curto tempo de exposição. Esta solução possui um desempenho infinitamente superior em relação a qualquer outro produto que atualmente é oferecido no mercado. Nossos feedbacks têm sido 100% positivos”, finaliza.

Saiba mais sobre a importância da água não só para a agroindústria, como para todo o ambiente em que vivemos.

 

Artigo técnico escrito por Marlon Yamaguchi - Engenheiro de Alimentos - Coordenador de Produtos Industriais BTA Aditivos

*Material originalmente publicado na BTA Aditivos 

https://www.btaaditivos.com.br/br/blog/importancia-do-tratamento-correto-da-agua-na-agroindustria/91/

Veja também

Solo: um sistema vivo e complexo24/04 Em escala temporal, não conseguimos visualizar a formação do solo durante as nossas vidas, o que o torna um recurso natural não renovável. Ele é a base fundamental para a produção de alimentos e essencial para o sustento da vida animal e vegetal. Abriga a biodiversidade e os ciclos biogeoquímicos, garante a reciclagem de elementos químicos e......
Biocarnes: uma solução de futuro?22/01 INTRODUÇÃO Os substitutos de proteínas animais, seja mediante crescimento celular em laboratório ou uso de proteínas vegetais conhecidas, estão ganhando cada vez mais atenção nos últimos anos.......

Voltar para EDITORIAS