-
Postado em 17 de Fevereiro às 23h55

Embrapa Gado de Corte desenvolve Centro de Manejo com tecnologias focadas em bem-estar animal

Cooperativas (42)

Equipamento da Beckhauser será usado em experimentos e estudos voltados à redução do estresse no manejo do gado

O conceito e as técnicas adotadas para oferecer melhor qualidade de vida aos animais já fazem parte do dia a dia da pecuária e têm ganhado cada vez mais espaço na atividade. Com foco em entender o comportamento do rebanho e o impacto das medidas, a Embrapa Gado de Corte, localizada em Mato Grosso do Sul, desenvolveu um novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, que segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente na atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo.

Alinhada a estes princípios, a Beckhauser, pioneira no desenvolvimento de soluções para o manejo na pecuária na área de contenção bovina, fez a doação do equipamento TotalFlex Vazieira, que contribui para um menor nível de estresse durante as atividades, menos acidentes, manutenção do bem-estar animal; além de garantir a segurança dos trabalhadores no manejo.

Segundo a pesquisadora da Embrapa em ambiência e conforto térmico e zootecnista, Fabiana Villa Alves, ter um tronco de qualidade, que facilite o manejo dentro do curral, traz benefícios como animais mais dóceis e menor nível de estresse durante as atividades.

“Quando falamos em animais a pasto eles são recolhidos, na maioria dos casos, uma vez ao mês, e isso traz um estresse natural, pois o animal sai do seu habitat e vai para um ambiente estranho ao seu dia a dia”, explica.

Ao longo do processo de desenvolvimento do novo centro, a pesquisadora estudou vários modelos até chegar em um desenho mais moderno da Unidade, que atendesse, com eficiência, as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura como apoio. “Para chegarmos ao melhor modelo precisávamos de um equipamento apropriado e dentro das necessidades do projeto, para vacinação, coleta de sangue, pesagem, entre outros procedimentos de rotina ou de pesquisa”, conta ela.

“Não existe hoje em operação na Embrapa um tronco mais moderno que este da Beckhauser. Com ele faremos mensurações comparativas, de como era o nível de estresse do animal quando contido num tronco convencional e como será com esse novo, mais moderno e eficiente”, destaca Fabiana, ao avaliar o TotalFlex Vazieira, doado pela Beckhauser.

Para a Beckhauser, estar presente com um de seus produtos em um projeto de relevância para o desenvolvimento da pecuária nacional é uma forma de investir no futuro da atividade, com foco nos princípios de bem-estar animal, que movem a missão da empresa. “Muito nos orgulha fazer parte desse novo momento da Embrapa. Há anos nos especializamos em oferecer ao mercado soluções que garantam eficiência no curral, mas também melhor qualidade de vida a todos os envolvidos no processo, seres humanos e animais. Nos unir a uma entidade de relevância para o setor é uma forma de evidenciar nosso compromisso com a pecuária brasileira”, enfatiza a presidente da Beckhauser, Mariana Beckheuser.

O novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse é o primeiro curral operante na Embrapa Gado de Corte que leva em conta o bem-estar animal. “O fato da Beckhauser oferecer equipamentos com ótimo custo-benefício para uma pecuária mais sustentável, com respeito aos trabalhadores, ao ambiente e ao bem-estar animal, faz parte da evolução técnica e cumprimento da missão da Embrapa”, finaliza Fabiana.


Sobre a Beckhauser

A Beckhauser desenvolve e industrializa soluções para o manejo racional de bovinos, buscando oferecer ao mercado ferramentas que ajudem no desenvolvimento de uma pecuária sustentável – que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando da segurança das pessoas e do bem-estar animal. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: www.beckhauser.com.br.

 

Texto: Attuale Comunicação

Imagem: Beckhauser

Veja também

ENGIE desenvolve programa inovador de agricultura familiar em Tocantins15/03Baseada no conceito do associativismo, iniciativa já movimentou mais de R$ 1 milhão, garantiu a entrega de 228 toneladas de alimentos e beneficiou 6.500 pessoas Um programa de agricultura familiar desenvolvido pela ENGIE tem sido destaque em prêmios de inovação no Brasil e no exterior. O projeto "Inovação no Reassentamento de Comunidades: o caso da Usina Hidrelétrica São Salvador", localizado no rio Tocantins, sul do estado do Tocantins, foi premiado na Conferência ANPEI, o maior evento de......
Alfa faturou R$ 3,7 bilhões em 201904/03/20 A Cooperalfa aprovou as contas de 2019 dia 21 de fevereiro em Chapecó, na Assembleia Geral Ordinária presidida por Romeo Bet. Os dados foram explanados pelo gerente de controladoria e TI, Gilberto Fontana, que reportou o pagamento aos associados......
Cobb-Vantress homenageia 25 anos da Nutriza08/03Empresas celebram aniversário da Nutriza e parceria desde 2001 A Cobb-Vantress fez uma homenagem a Nutriza, empresa do Grupo Tomazini, pelos seus 25 anos de mercado. O médico veterinário e Diretor Associado da Cobb-Vantress na América do Sul, Cassiano Bevilaqua, e o gerente Regional da Cobb, Lucas......

Voltar para EDITORIAS