Postado em 02 de Abril às 08h32

Aveclean lança sistema inédito para desinfecção de camas de aviários

Eventos (35)

A sanidade animal é um dos principais patrimônios da atividade avícola. A demanda crescente por produtos cada vez mais seguros tem obrigado as agroindústrias a intensificarem seus programas de biosseguridade na criação das aves, a fim de que se mantenham sustentáveis no mercado globalizado.

O reaproveitamento da cama de aviário é uma reduz os custos da produção. Contudo, as práticas de manejo utilizadas atualmente não garantem a eliminação de microrganismos patogênicos, como as salmonelas, desencadeando a transmissão de um lote para o outro. O Sistema AVECLEAN é um mecanismo que foi desenvolvido para desinfetar as camas de aviários. 

Como funciona
Um equipamento com gás amônia é instalado do lado de fora do aviário com mangueiras de difusão para a parte interna. As estruturas são distribuídas sobre as camas do aviário e cobertas com uma lona plástica. A amônia é injetada de modo uniforme, garantindo a eliminação dos microrganismos patogênicos. O processo é feito de modo totalmente seguro, sem colocar em risco o operador e o meio ambiente.
"Nos estudos realizados, observou-se que o Sistema AVECLEAN foi eficiente na eliminação do Alphitobiusdiaperinus (larvas e adultos) em 60 minutos, enterobactérias, SalmonellaEnteritidis, S.Typhimurium e S. Heidelberg em 48 horas. O estudo sobre a eliminação de enterobactérias foi feito em granjas avícolas e os demais foram realizados em condições laboratoriais," explica o Dr. Fernando Pilotto, Médico Veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo/RS.

Benefícios imediatos
- Elimina as enterobactérias e os insetos.
- Reduz o tempo de vazio sanitário entre os lotes.
- Melhora a conversão alimentar nas aves, devido à redução na pressão de infecção. 

Veja também

AGRISHOW ESPERA SUPERAR O VOLUME DE NEGÓCIOS ALCANÇADOS EM 2018 29/04 Feira contará com diversas atrações, além dos lançamentos das principais marcas da cadeia produtiva do agronegócio nacional e internacional.   O bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro deve continuar em 2019. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil pode obter a segunda maior safra de grãos da......

Voltar para EDITORIAS