-
Postado em 07 de Fevereiro às 08h41

Aumenax® é a mais nova solução da BASF para o controle das principais doenças da soja

Lançamentos de produtos (11)

As doenças causadas por fungos podem causar perdas severas nas lavouras de soja, reduzindo a produtividade do cultivo. Comprometida com o legado da agricultura brasileira, a BASF apresenta na 32ª edição do Show Rural Coopavel o fungicida Aumenax® como nova ferramenta para o manejo eficiente de doenças. O evento acontece de 03 a 07 de fevereiro em Cascavel, oeste do Paraná.

A solução é indicada para o controle da mancha-alvo e para o manejo de resistência da ferrugem asiática, proporcionando mais produtividade e longevidade do cultivo. A novidade estará disponível para os agricultores na safra 2020/21.

Aumenax® é voltado para as primeiras aplicações de fungicidas nas lavouras de soja. A tecnologia destaca-se pela conveniência e eficiência. É uma formulação líquida de baixa dosagem, fácil diluição e que não causa entupimento nas pontas do pulverizador.

"A solução possui alta performance para o controle das principais doenças da soja, como a mancha-alvo e a ferrugem asiática. A formulação inovadora foi desenvolvida para ser uma grande aliada no manejo eficiente da lavoura e para dar mais praticidade e conveniência para o agricultor", afirma Hélio Cabral, gerente de Marketing de Soja da BASF.

Alvo nas doenças

Se o manejo não for feito de maneira correta, a mancha-alvo pode causar perdas de aproximadamente 40% de produtividade na lavoura de soja. A incidência da doença tem aumentado nas últimas safras provocando perdas significativas no rendimento de grãos. As manchas nas folhas e a desfolha são os principais sintomas da doença que é causada por fungo que infecta mais de 400 espécies de plantas, o que dificulta o seu controle.

Já as perdas com a ferrugem asiática podem atingir até 90% no rendimento de grãos das lavouras de soja se não houver o manejo adequado. Por se tratar de uma doença muito agressiva, as aplicações preventivas são indicadas para um controle eficiente. A doença pode ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento das plantas. Além dos danos causados nas folhas, há prejuízos à formação e ao enchimento de vagens, com redução do peso final dos grãos, comprometendo o resultado final.

É importante que o agricultor mantenha o monitoramento constante na lavoura de soja para poder tomar a melhor decisão em relação ao melhor momento de controle.

Pipeline inovador

"Como empresa líder em inovação e comprometida com o legado da agricultura brasileira, a BASF oferece ao mercado mais uma ferramenta para o manejo eficiente de doenças nas lavouras, complementando ainda mais o nosso portfólio para o cultivo da soja. O lançamento é resultado do investimento de mais de € 900 milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras", afirma Eduardo Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

O fungicida Aumenax® faz parte do robusto pipeline da BASF para o cultivo da soja. Até 2030, a empresa deve realizar mais de 30 lançamentos no Brasil entre soluções de proteção de cultivos e traits de sementes, além de dezenas de variedades de soja, algodão e diversas ferramentas digitais. "Com o agricultor no foco das nossas ações, desenvolvemos inovações para suprir as necessidades dos cultivos. O pipeline da BASF está voltado para a oferta de soluções integradas que auxiliem na maior produtividade e rentabilidade do negócio do cliente", enfatiza Eduardo Novaes.

Variedades de Soja

Ainda durante o evento, a BASF reforça seu portfólio de sementes de soja, com as marcas Credenz® e SoyTech®. Um dos destaques é a variedade BS 2606 IPRO, que é altamente adaptada para a produção no estado do Paraná. "Esta cultivar oferece sanidade radicular, resistência à fitóftora e alto teto produtivo", explica Daniel Schardong Gobbi, gerente de Licenciamento SoyTech® da BASF.

Já a variedade CZ 26B10 IPRO possui ciclo adequado para a região e excelente sanidade foliar. A cultivar também é novidade da empresa durante o evento.

 

Com informações Assessoria de Comunicação BASF

Foto: Pixabay

Veja também

Zoetis lança plataforma dedicada à pecuária leiteira17/04/19 Com linguagem simples e acessível, Milk Master aborda temas ligados à sanidade, reprodução, genética e qualidade do leite.  O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, abrigando um dos maiores rebanhos de leite produtivos do mundo, com cerca de 21 milhões de cabeças que produzem 33,4 bilhões de litros por ano. E ainda que tenhamos......
De Heus lança Ração Galdus para frango de corte23/11/18 A multinacional holandesa De Heus lançou a Ração Galdus para frango de corte. O alimento, que é utilizado na fase inicial dos pintainhos de corte, ajuda a superar os desafios da primeira semana de vida, período em que a ave......

Voltar para EDITORIAS