Postado em 22 de Julho às 14h56

As tendências de consumo e seus impactos na produção serão debatidos no SBSS

Eventos (37)

Durante o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, o zootecnista André Machado, debate a “Percepção do consumidor em relação ao bem-estar de animais de produção: onde podemos auxiliar?". A palestra está marcada para o dia 06 de agosto, às 16h35min.

No SBSS, André Machado investiga o que o consumidor busca em meio a tendências e reais necessidades. O fator preço ainda é determinante na escolha por uma proteína animal, revela Machado. “O hábito de consumo varia conforme a classe social”. Porém, produtores e indústrias devem ficar atentos em tendências de mercado como a certificação, rastreabilidade, bem-estar animal, entre outros, que sensibilizam o consumidor, principalmente das áreas urbanas.

Machado acredita que tanto produtor, como a indústria e o varejo, além de produzir, distribuir e comercializar, tem o papel essencial de informar o consumidor. “Desmistificar e desconstruir algumas visões inapropriadas em relação às carnes como parasitas em suínos, antibióticos e hormônios no frango e limitações dos cortes bovinos nos preparos culinários”, exemplifica.

“Os consumidores buscam por procedência dos produtos, mas não estão dispostos a pagar muito mais por isso”, revela. Machado destaca um movimento crescente em que o consumidor não compra apenas a proteína animal, mas todo o contexto e história daquele produto, valorizando os produtores, a adoção de técnicas sustentáveis como bem-estar animal, rastreabilidade, entre outros.

Na palestra, Machado perpassa ainda por dois assuntos latentes na cadeia de proteína animal: a utilização de antibióticos como promotores de crescimento e as carnes de laboratório. “Na Europa, os promotores de crescimento já estão proibidos, então temos um movimento de cobrança do consumidor”, afirma. Quanto à carne de laboratório, Machado avalia como um movimento que surge propondo novos conceitos e hábitos de consumo. “Em função dos recursos naturais envolvidos no processo produtivo e a questão do bem-estar animal”.

André Machado é gerente de desenvolvimento das cadeias de carnes e pescados do GPA. Possui experiência profissional na indústria frigorífica, especialização em certificação na cadeia de alimentos, gestão da qualidade e rastreabilidade na área de produção animal (França). Atualmente é responsável pelo Desenvolvimento Comercial de Multivarejo do Grupo Pão de Açúcar.

12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

O evento irá acontecer entre os dias 06 e 08 de agosto, no Centro de Evento Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó/SC. O SBSS reunirá participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, consultores, pesquisadores, profissionais da agroindústria e produtores toda América Latina. Todas as palestras terão tradução simultânea para o espanhol.

As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas pelo site http://www.nucleovet.com.br/simposio-suinocultura/inscricao.



Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa Nucleovet

Veja também

SBSS: Como as boas práticas produtivas interferem no uso de antimicrobianos na suinocultura19/07 Por décadas, os antimicrobianos têm sido utilizados na produção animal, seja para tratamento ou como promotor de crescimento. No entanto, nos últimos anos essa prática vem sendo repensada e os promotores de crescimento estão sendo banidos da produção. Da mesma forma, a pressão do consumidor sobre este tema tem sido uma constante. A 12ª......
Brasil Pork Event reúne em Foz, a elite da suinocultura brasileira09/09 Maior encontro latino-americano de negócios em suinocultura, em sua terceira edição, o Brasil Pork Event, vai reunir em Foz do Iguaçu (PR), nos próximos dias 11 e 12, produtores, pesquisadores e executivos de empresas e......

Voltar para EDITORIAS